20140621

Aproximações erráticas à ruinologia



A ruinologia não aprecia o decrépito, embora procure a natural ação do tempo sobre as construções e a glória humana. O Tempo, esse “Grande escultor”, como dizia Yourcenar, é o seu único aliado.

 Não se congratula com a ruína no sentido em que o fazia Constantin-François Volney em 1787, no decorrer de uma viagem ao Egipto e à Síria, em que as ruínas, politicamente, confirmavam a queda do poder e por isso o extasiavam. Tão pouco recomenda materiais prevendo o aspeto que venham a ter , como J. Ruskin, em 1849.

 Parece ficar mais a dever a Delille que, em 1782, se insurgiu a favor da “inimitável marca do tempo” que tanto o fascinava. A ruinologia não deixa no entanto de ser uma espécie de geografia interior e, sob esse aspeto, um cenário.

O ruinólogo não toca nem altera o que quer que seja. Regressa, esperando o tempo que for necessário. Nesse cálculo está um conhecimento que aproxima o ruinólogo do amante de livros antigos, embora não conheça nenhum livro que inicie, na arte, o ruinólogo amador.

Só percebe de ruinologia quem sonha. Nesse sentido ela pode ser romântica, na aceção que foi atribuído à palavra para caraterizar parte do século XIX.
A ruinologia só é uma ciência se a for no sentido em que afirmava um monge cisterciense, segundo o qual o Amor é uma forma de conhecimento. A poesia é-o e, nesse sentido, a ruinologia não o é menos.


(para a Joana Paiva e o João Carlos Vilhena, embora por motivos diferentes)

7 comentários:

  1. Buenísimo! Me encantaría llegar a ser una ruinóloga!

    ResponderEliminar
  2. É uma paixão amadora, Laura.Vai ver que um dia começa sem dar por isso...
    :)

    ResponderEliminar
  3. Petite msxi dress is usuallpy selected iin abbreviation ladies according to thhe contour
    with the body. As a matter of fact, maxi dress which is worn during the
    summer months are for the purpose of everyone.
    If you take just a little care, you possibly cann discover the most suited
    dress for your requirements. If you get the ckrrect form of dress, you
    may resermble an angel. If you take heed in the advice provided by fashion designers and stylists, yyou possibly can pick the best Petite Maxi Dress.


    Also visit my site ... lacemaxi dress

    ResponderEliminar
  4. Com tempo, entre sonhos, factos e paixões, espero encontrar o meu lugar como Ruinóloga. A minha geografia interior. O meu lugar.
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. Ah, caro anónimo...
    Não sabe como me descansa e anima!
    Soubesse eu mais cedo que, como diz, com a forma correta de vestido posso ficar com cara de anjo e a minha vida já teria mudado há muito...
    obrigado

    ResponderEliminar
  6. De facto este blog é super informativo. Até considerações de moda há por cá! Muito bem!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita.
As suas palavras são importantes.