20110915

Títulos extraordinários a propósito de "A Ronda da Noite" e um beijo enorme para a Lígia

__________________________


Jantar num restaurante no Alentejo do qual já quase toda a gente saiu. O empregado vai baixando as luzes. Só já faltam duas mesas. Uma delas é a da frente que tinha uma indicação de reserva para a qual ninguém veio. A outra, cheia de copos, é a minha. Pago a conta e fico perto de vinte anos a pensar num bilhete deixado a propósito disso e a gozar comigo: “É a Ronda da Noite. Se fosse Rembrandt já não saia daqui” . Reflicto igualmente no facto de ter voltado e feito uma fotografia que pouco mudou em relação a esse dia.
O que se segue são três títulos imaginários e provavelmente muito densos a propósito dessa fotografia, da música de Rodrigo Leão em geral e da certeza que uma das pessoas mais elegantes que conheço a todos os níveis é uma miúda mais ou menos da minha idade que se chama Lígia Penim.
1
Ou quando te sentas e não dormes há quase dois dias. Podes escolher todos os motivos menos insónias porque ambos sabemos que não é isso.
2
Ou estabeleces uma linha para o silêncio a partir da qual ninguém entra e sabes que a ausência de ruído é uma coisa que só existe dentro de ti.
3
Ou um frio imenso que se põe à medida da noite e continuas a andar porque não és capaz de fazer o contrário disso. Sabes como é que costumam acabar estas histórias? Como quando se aluga um carro e se chega ao lado de lá depois de se ter atravessado os Estados Unidos.Com amigos.

5 comentários:

  1. Quando li fiquei perturbada. Aquela coisa que nos acontece quando pensamos que fomos alvo de uma homenagem que não merecemos.
    Mas, depois, bah! Os gestos lindos não têm medida. Este não tem. O teu bom gosto espalha-se por todos os meios. Vai da fotografia ao texto. É bom sentir, mais uma vez, como fazes da existência uma estética. Há pessoas assim. Ficam melhores com a passagem dos anos. Gosto dessa ideia e, por mim, estou a ver se passo "pelos intervalos da chuva".

    ResponderEliminar
  2. Obrigado,Remus
    Também à Margaridaa por continuar a ler.
    Lígia.........,não exageres... :)Obrigado pela ideia de um novo título...já sei o sítio onde vou fazer a fotografia e tudo."Sapateira por entre os intervalos da chuva".Fica combinado.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita.
As suas palavras são importantes.