20100517

Sombras


«A partir de certa profundidade deixa-se de fazer ideias sobre as coisas. Elas próprias desaparecem dentro de si já que o tamanho depende do espaço entre elas ou delas em relação a si próprias». Digo-te isto porque te vejo a ir para outro lado, disse Inês pousando o corpo sobre o próprio corpo, como se por esse gesto fechasse alguma porta.
Talvez tivesse voltado para trás depois de se ter ido embora, apenas porque encontrou alguma coisa para dizer, ou se esqueceu dos cigarros sobre a mesa, ou de fechar a porta.
Ele levantaria então a cabeça e deixá-la-ia voar um pouco até ela, com os olhos fechados e as mãos sobre o rosto, que era o que sempre fazia quando falava. As palavras sairiam então acesas, cortadas por longos silêncios onde viriam à tona da fala tintas e búzios, planos secretos, palavras.
Ela acenderia então um cigarro e pousando-lhe as mãos sobre a cabeça ficaria por mais três meses, pousando o corpo sobre o corpo, como se fosse apenas por ser esse o tempo que levaria a fumá-lo.

11 comentários:

  1. quando se foi embora de repente, fiquei com um vazio no fundo do estômago... triste, triste... e agora encho-me de alegria. muito obrigada. um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Sabe, Alice, sempre precisei de me separar das coisas que faço. Sou uma espécie de fanático dos espaços. Preciso de vazios, ausências, coisas em branco. Sou louco pelo mar mas não gosto de desertos. As praias de que gosto alteram-se todos os anos, pelo efeito das marés. Gosto das marés mas não gosto do vento. Também gosto das pessoas. E do que escreveu. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. all my best regards, thinking ,compliments..:o)
    kiss...

    ResponderEliminar
  4. excelente! a prosa legenda está cheia dos teus olhares particulares e tão atentos.


    não pude deixar de ler tua resposta ao comentário da excelente poeta alice, e me chamou atenção as coisas que você diz preferir...

    com certeza você é alguém de sensibilidade especial, como eu já havia confirmado através das escolhas de tua lente.

    um grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Como uma pintura de sombra, em tela de luz.

    ResponderEliminar
  6. Só para dizer quanto gostei, mas sem conseguir comentar. As palavras andam meio às avessas comigo.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. Leio e... também vejo a fotografia mas. Leio e.

    ResponderEliminar
  8. Excelente jogo de sombras. ;-)
    [Comentário mais básico que este é impossível de encontrar.]

    Mas confesso que o me fez adorar a fotografia, não foi a presença da figura humana, mas sim os detalhes das sombras das folhas da árvore.

    ResponderEliminar
  9. Mas que fotografia! A mistura de texturas está fantástica.

    JR

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita.
As suas palavras são importantes.